Plantando o futuro da Amazônia
A Amazônia Agroflorestal é a empresa responsável pela cadeia de valor do Café Apuí Agroflorestal, o primeiro café agroflorestal sustentável da Amazônia brasileira. Realizamos parcerias para a implantação de sistemas agroflorestais, para a certificação orgânica e ainda garantimos que 100% do café produzido pela agricultura familiar seja comprado por um valor justo! Distribuímos e vendemos um café de qualidade para todo Brasil e ainda valorizamos a floresta em pé através do Pagamento por Serviços Ambientais aos produtores parceiros. Nós só crescemos junto com a floresta!
Missão
Promover uma cadeia de valor sustentável, inclusiva e regenerativa com as comunidades do sul do Amazonas por meio da produção de café agroflorestal e conservação da floresta nativa.
Visão
Mostrar que é possível a construção de um mundo sustentável em que cada elo da cadeia é beneficiado de forma justa, sejam as florestas, as pessoas, empresas, clientes e parceiros.
Ser a marca de café preferida por consumidores conscientes em todo o mundo, reconhecida por sua dedicação ao desenvolvimento sustentável e seu impacto biosocioeconômico positivo na Amazônia.
Ser uma empresa financeira e ambientalmente sustentável referência na construção coletiva de uma nova economia que une agricultura familiar, florestas e pessoas, através da produção de café agroflorestal e geração dos créditos de carbono.
VALORIZAÇÃO DA
FLORESTA
Fomentamos práticas sustentáveis em nossa cadeia produtiva do início ao fim para manter a floresta em pé.
PERFIL EMPREENDEDOR
Acreditamos na aprendizagem contínua, sempre em busca de soluções, com autonomia, sem medo de errar e inovando para potencializar a bioeconomia.
PESSOAS NO CENTRO
Agimos com empatia dentro e fora da empresa, com respeito, ética e transparência para sempre considerar o impacto social de nossas ações e valorizar a potência das diversidades.
VISÃO
ESTRATÉGICA
Estamos sempre focados em melhorar nossos resultados e eficiência para atingir nossos objetivos estratégicos.
Nossa História
Apuí, Amazonas, é uma cidade marcada na história pelo maior projeto de assentamento rural do país, o PA Rio Juma. Isso trouxe uma população (do sul, sudeste e nordeste do Brasil para a cidade) que tinha a cultura de plantação do café.
No entanto, por causa das condições climáticas e de solo muito diferentes, o café plantado no Amazonas tinha uma baixa produtividade e muitos produtores abandonaram seus cafezais e preferiram outras produções, como a pecuária extensiva, que hoje é o principal meio de produção da região. Nos anos 2000, os produtores perceberam que os pés de café que haviam sido abandonados e estavam crescendo à sombra de outras árvores tinham uma produtividade maior do que aqueles que estavam sendo cultivados de forma tradicional. Com a ajuda do Idesam, perceberam que a sombra causada por espécies nativas de rápido crescimento forneceram um microclima ideal para um café de qualidade e mais produtivo.
Assim, nasceu o Café Apuí Agroflorestal, uma alternativa sustentável que aumenta a renda do produtor rural da agricultura familiar, regenera a floresta e ainda gera outros produtos dos Sistemas Agroflorestais, como mandioca, arroz, cacau, buriti, entre outros que ajudam a reduzir a insegurança alimentar das famílias produtoras.
Em 2018, uma nova conquista: a certificação orgânica participativa obtida em parceria com a Rede Maniva de Agroecologia, único OPAC (organismo participativo de avaliação de conformidade) da região Norte do Brasil.
“Quando a gente forma um grupo que acessa a certificação orgânica participativa, os agricultores começam a acessar mercados, e outras políticas públicas de interesse, porque começam a se organizar e a perceber o poder da união. A certificação participativa vai agregando consigo processos, é muito mais um meio do que um fim” diz a especialista Marina Yasbek
Desde a primeira implementação do Sistema Agroflorestal (SAF), em 2012, o Café Apuí Agroflorestal foi crescendo graças à parceria com diversas instituições do Brasil e do mundo e, especialmente, às parcerias locais com os produtores e com o Sr. Estevão, responsável pela torra do nosso café. Com o crescimento do projeto, veio o próximo passo: a criação da Amazônia Agroflorestal em 2019 para garantir a compra de 100% do café produzido a um preço justo, acima do valor de mercado e com premiações de agroflorestal, orgânico e de qualidade e sua comercialização.
Assim, fechamos um ciclo virtuoso! Desde a implementação dos SAFs, a certificação orgânica e as oficinas para mulheres e jovens de Apuí e região, à presença do Café Apuí Agroflorestal nas mesas do Brasil e do Mundo, com o sabor e a energia da floresta amazônica.
A Amazônia Agroflorestal vem crescendo cada vez mais e pretende ser um exemplo para outras empresas que atuam na região. Para que isso ocorra, continuamos atuando em rede e com o apoio essencial do Idesam, nosso parceiro técnico para expansão da Iniciativa Café Apuí Agroflorestal. Através de um modelo que alia investimento a fundo perdido e investimento privado, a Amazônia Agroflorestal pretende regenerar 300 hectares com espécies nativas e café conilon, evitando o desmatamento de mais de 13 mil hectares de floresta até 2026 através do Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais.
Equipe Amazônia Agroflorestal
Equipe Idesam
Para seguir com nosso importante trabalho, a Amazônia Agroflorestal conta com o apoio técnico fundamental do Idesam, mantendo nossa união desde o início pelo fortalecimento da bioeconomia e desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira.